A NASA, em conjunto com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, lançou o mais completo mapa topográfico digital da Terra já feito.
O mapa, conhecido como um modelo de elevação digital global, foi criado a partir de imagens coletadas do ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emisson and Reflection Radiometer), instrumento a bordo do satélite da NASA que percorreu a Terra.
O efeito 3D foi obtido com a fusão de duas imagens bidimensionais levemente deslocadas (chamadas de par estéreo de imagens) que criam profundidade.
A primeira versão do mapa foi lançada pela NASA e Japão em junho de 2009. O modelo de elevação digital global é muito mais completo, com melhor resolução e abrangência. O ASTER coletou dados de 99% do território terrestre.
A versão melhorada do mapa adiciona 260 mil pares estéreos de imagens para melhorar a cobertura. Possui melhor resolução espacial, aumento da precisão horizontal e vertical, cobertura mais realista sobre as áreas com água e a capacidade de identificar lagos tão pequenos quanto um quilômetro de diâmetro.
Esses dados podem ser usados para uma ampla gama de aplicações, desde planejamento de rodovias até para proteger locais com grande significado cultural e ambiental. O mapa também pode ajudar na busca por recursos naturais.
O mapa topográfico está disponível online para qualquer pessoa e sem nenhum custo.
Fonte: http://hypescience.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário